terça-feira, 18 de setembro de 2012

AO SERVIÇO DA BELEZA: ESTÉE LAUDER

Filha de imigrantes judaico-húngaros, Estée Lauder começou vendendo cremes para o rosto que eram fabricados por seu tio John Schotz, um químico vienense, em sua própria cozinha. Foi seu tio quem lhe ensinou a preparar o creme para a face, ao qual baptizou de “Super-Rich All Purpose Cream”, e vivia testando-o na família e nos amigos. Nos anos seguintes, dedicou-se ao aperfeiçoamento do produto cria
do por John. Seus primeiros clientes foram Florence Morris, a proprietária de um salão de beleza no bairro de Upper West Side em Nova York, e as suas freguesas. Tinha encontrado uma plateia cativa e interessada em ver o que ela tinha para mostrar e oferecer. Quando Florence abriu um novo salão na região de Upper East Side, ela conseguiu a licença para os produtos de estética e, passou a vender os cremes para vários salões de beleza de hotéis de luxo de Nova York. Decidida a dar às mulheres a oportunidade de se sentirem belas, ela, juntamente com seu marido, Joseph Lauder, fundou, em 1946, uma empresa fabricante de produtos de beleza e cosméticos com seu nome (ESTÉE LAUDER COMPANIES), que rapidamente se tornou sinónimo de qualidade, feminilidade e sofisticação.
Em 1953, mais um marco na trajetória de sucesso da marca: a introdução no mercado da primeira fragrância com o selo ESTÉE LAUDER, o Youth Dew, um óleo de banho com um cheiro tão suave que podia ser usado como perfume. Resultado: foi o perfume mais vendido do mundo, durante anos. Determinada a atingir um número cada vez maior de mulheres, Estée Lauder lançou-se à conquista de outros mercados, além do norte-americano. Conta-se que, um dia, acidentalmente, espirrou algumas gotas da fragrância Youth Dew no chão da Galeria Lafayette, em Paris. O cheiro espalhou-se pela loja e as clientes começaram a se perguntar que agradável perfume era aquele.
Ao longo da trajetória da empresa, ela procurou participar ativamente de cada uma de suas etapas. Foi responsável direta pelo desenvolvimento e lançamento dos perfumes Azurée, em 1969; Aliage, a primeira fragrância da categoria esportiva do mundo, em 1972; Private Collection, em 1973; White Linen, em 1978; Cinnabar, em 1978; e Beautiful, em 1985. Apenas os membros da família conheciam as fórmulas de cada fragrância. A originalidade e a determinação da empresária em oferecer inovações às clientes fizeram até com que encomendasse aos cientistas da NASA um produto com características nutritivas à base de algas marinhas. O resultado foi o Creme de la Mer.

ESTÈE LAUDER, há mais de 65 anos AO SERVIÇO DA BELEZA!