quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Ficção Ibérica


Diogo Martins
SIM, CHEF - a adaptação de THE KITCHEN – transmitida pela RTP consegue o seu propósito: Entreter e fazer rir. Ainda que por momentos me tenha levado a pensar que as personagens interpretadas por Miguel Guilherme e Diogo Martins tenham sido transferidas de Coração d’Oro (da SIC) para esta serie, na televisão pública. O chef (Miguel Guilherme) é dono dum temperamento difícil e com problemas com álcool e o aprendiz (Diogo Martins), um jovem de Braga, é dono dum maravilhoso sotaque nortenho – características que ambos desempenharam, e bem, já na novela da SIC. Mas, de salientar que o menino que se fez homem e é um homem cheio de talento. Diogo Martins dá cartas na televisão e no Teatro. É vê-lo no Teatro Maria Vitória, na Revista PARQUE ÀVISTA, onde “veste” e “despe” a pele de personagens HILARIANTES. E ainda bem que já é um homem feito, pois protagonizou uma quente cena com Benedita Pereira, recorde-se que foi namorada do “irmão” (João Catarré) na primeira serie de Morangos com Açúcar, ainda ele um cativante menino de olhos azuis. Esta é a magia de ser Actor. 

Também na RTP, O MINISTÉRIO DO TEMPO, a adaptação da serie espanhola EL MINISTERIO DEL TIEMPO, já na terceira temporada. Pese embora a hipotética ideia de poder viajar no tempo não seja inédita, EL MINISTERIO DEL TIEMPO tem recebido o reconhecimento do público e da crítica, arrecadado prémios e tem sido vendida para outros países, até para ser adaptada. A serie criada por Javier e Pablo Olivares, transmitida pela TVE, já deu origem à TIMELESS da NBC e, em Portugal a adaptação mantem o título original. É-me difícil falar sobre o original e a adaptação portuguesa. A TVE que tem um vasto currículo em series de época e em comparação, além da falta de meios é notória a falta de ritmo (e no caso de algumas personagens chave, um notório “erro de casting”). Quanto às estórias, bem… trocam-se Cervantes por Camões, revisitam-se as velhas quezílias, que a História relata, existentes entre os dois países da Península, tentando os espanhóis mudar o rumo da História e poderem assim vencer a batalha de Aljubarrota… e…, assim nasce “um ‘ministério’ à tuga”.

 Estreou na TVE mais uma serie histórica – EL FINAL DEL CAMINO –, numa co-produção com a Televisión de Galicia, que nos reporta à Galiza da Idade Média - até o final do século XI nos reinos de Castela, Leon, Galiza, Navarra - e aos primeiros passos na construção da catedral de São Tiago de Compostela. A serie estreou em simultâneo nos dois canais de televisão em Espanha, a 11 de Janeiro de 2017. A TVE transmitiu a serie em castelhano, como, aliás toda ela foi gravada. Todavia a TVG Televisión de Galicia, transmitiu a serie dobrada em galego - O FINAL DO CAMIÑO. Nem o casamento da Rainha Dona Isabel I de Castela com o Rei Dom Fernando II de Aragão, os Reis Católicos, há mais de cinco seculos foi suficiente para manter unidos estes reinos.

 CUÉNTAME CÓMO PASÓ estreia na TVE a décima temporada, revisitando os anos oitenta em Espanha, pela família Alcantara. Em Portugal – CONTA-ME COMO FOI - a serie foi adaptada à nossa realidade, ficando por cinco temporadas, mas com interpretações notáveis e inesquecíveis de Rita Blanco (margarida) e Miguel Guilherme (António), os Lopes, uma de muitas famílias portuguesas de 1968 a 1974.


Para terminar, a tão aguardada OURO VERDE, na TVI, com Diogo Morgado e Joana de Verona – ambos com vasta experiencia cinéfila. Que talvez faça a diferença – à frente dum elenco luso-brasileiro. Por ora, tenho seguido e a nota tem sido positiva. Só espero que não seja mais uma novela a metro, qual A ÚNICA MULHER que terminou com 540 episódios! Já nem no México fazem novelas assim! Aaah, saudades duma boa novela e só com 150 episódios… para deixar saudade. Menos, é mais!


Sem comentários:

Enviar um comentário