sexta-feira, 28 de setembro de 2012

VAIDADE NO MASCULINO

Dermatologistas afirmam que são as mulheres que incentivam os homens a cuidarem-se. Então, que tal conhecer mais sobre a pele masculina e a sua missão?



 Cada vez mais homens começam a interessar-se pelo mundo dos cosméticos. Os motivos? O mercado de trabalho valoriza a boa aparência e a sociedade trata melhor os que parecem jovens. Segundo especialistas em medicina estética, hoje cerca de 30% dos seus pacientes são homens. Quando resolvem cuidar da beleza, eles elegem, com frequência, as próprias parceiras como “facilitadoras” para entrarem nesse universo mais ou menos desconhecido. A mulher tem um papel preponderante na formação de opinião do marido, ou do namorado, em relação aos cosméticos e é ela que os mantém fiéis aos hábitos de beleza. Mas, na hora de assumir essa missão, não tome a sua rotina de beleza como referência. Os homens querem soluções descomplicadas e, por causa da testosterona, têm certas particularidades. “A pele masculina possui mais colagénio e é mais espessa, ou seja, é mais resistente e menos susceptível ao envelhecimento do que a feminina”, diz o dermatologista Nuno Osório. Mas calma, não precisa de morrer de inveja. Ela também tem os seus inconvenientes.
Segundo o dermatologista e os próprios homens, há dois grandes problemas que frequentemente atacam o rosto masculino: a foliculite (muita vezes confundida com acne) e o excesso de oleosidade. A boa notícia é que existem formas de combater ambas.

Foliculite
É a inflamação nos poros por onde saem os pelos, normalmente causada pela fricção constante do barbear.
Como amenizar o problema: Antes do barbear, o rosto deve ser lavado com água morna, para abrir os poros. É melhor investir em lâminas duplas ou triplas, que facilitam o corte, e nunca dispensar o gel de barbear com efeito anti-irritante, que torna a pele mais emoliente. Mas como também já sugerimos na edição anterior, uma esfoliação, até mesmo durante o duche, ajudará a levantar o pelo para um melhor corte.
Como eliminar o inimigo: Para quadros de foliculite severa, a solução são cerca de cinco a dez sessões de depilação com laser ou luz pulsada.

Oleosidade Excessiva
É o acúmulo de sebo no rosto, produzido pelas glândulas sebáceas.
Como amenizar o problema: Lavar o rosto com produtos especificamente para peles oleosas. Usar algum creme para controlar a oleosidade nas regiões de maior produção de sebo (normalmente testa, nariz e queixo), garantidamente irá melhorar a aparência. Só devem ser usados protectores solares em gel, gel creme ou creme com efeito mate.
Como eliminar o inimigo: Não há um tratamento que faça as glândulas sebáceas produzirem menos sebo. Se o problema parecer excessivo, marque consulta com um dermatologista ou endocrinologista, a fim de poder saber como anda o seu equilíbrio hormonal e descobrir se há algum hábito pessoal que pode ser mudado ou eliminado para que a pele fique menos oleosa.



© Paula Martín da Silva