sexta-feira, 9 de novembro de 2012

LISBON AND ESTORIL FILM FESTIVAL



O Lisbon and Estoril Film Festival começou hoje (09 Nov) para ficar até ao dia 18, com muito cinema e actividades paralelas. Como de costume há a presença de convidados. A lista é longa mas integra o actor William Dafoe, que lidera o júri, os escritores Hanif Kureishi e Enrique Vila-Matas e o pianista Alfred Brendel.
O Lisbon & Estoril Film Festival, organizado por Paulo Branco, vai ter, em antestreia, filmes como “Operação Outono”, de Bruno de Almeida, “Amor”, de Michael Haneke, “The Master”, de Paul Thomas Anderson, e “Passion”, de Brian de Palma, cineasta que é alvo de uma retrospectiva.
“Amor” é uma história sobre a relação de um casal idoso e conquistou este ano a Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes.
O festival arranca, como no passado, com dois filmes de abertura, um em Lisboa e outro no Estoril. “The Master”, de Paul Thomas Anderson, com Philip Seymor Hoffman, Joaquin Phoenix, e “Beats of the Southern Wild”, de Benh Zeitlin.
A secção competitiva tem 11 filmes: Student, de Darezhan Omirbayev, Sueño y Silencio, de Jaime Rosales, L’Intervallo, de Leonardo di Constanzo, Después de Lúcia, de Michel Franco, Winter, Go Away, de um coletivo de dez jovens realizadores russos, Low Tide, de Roberto Minervini, Der Glanz Des Tages, de Tizza Covi e Reiner Frimmel, Laurence Anyways, de Xavier Dolan, Children Of Sarajevo, de Aida Bejic, Rengaine, de Rachid Djaïdani, e Avalon, de Axel Petersén.
O encerramento também é divido entre Lisboa e o Estoril, com a exibição de de “Cloud Atlas”, de Tom Tykwer e dos irmãos Wachowski, e “As Voltas da Vida”, de Robert Lorenz.
O júri é formado por Willem Dafoe, Fanny Ardant, pelos neurocientistas António e Hanna Damásio e pelos músicos Alfred Bendel (pianista) e Sonia Wieder-Atherton (violoncelista).
O Festival divide-se entre Lisboa (Cinema S. Jorge, Cinema Monumental, Espaço Nimas, CCB e Cinemateca) e Estoril (Centro de Congressos do Estoril, Casino Estoril e Casa das Histórias) e os bilhetes custam entre 2, 4 e 6 euros.

ACTIVIDADES PARALELAS
Sábado, dia 10 de Novembro, às 17 horas, é inaugurada na Casa das Histórias, a exposição “There”, reunindo objectos e desenhos trocados entre David Hockney e Alberto de Lacerda, quando se conheceram em Londres, onde o poeta português morou.
No Centro de Congressos do Estoril, estarão patentes as exposições “Noronha da Costa – A Representação das Imagens”, com algumas das obras do artista, que passou pela pintura, escrita, cinema e escultura;  e “Cada um com a sua Ítaca”, da fotógrafa portuguesa Isabel Zuzarte. 

Sem comentários:

Enviar um comentário