sábado, 10 de novembro de 2012

NEURÓBICA - A GINÁSTICA DO CÉREBRO


O nome pode até parecer estranho inicialmente mas a neuróbica, ou aeróbica dos neurónios, vai permitir-lhe manter o seu cérebro ágil e saudável, tudo a partir de uns simples exercícios que darão à sua mente novas actividades.
Exercite o cérebro, ajuda a prevenir doenças como Alzheimer

Lawrence Katz e Manning Rubin são os autores da descoberta deste novo género de exercício cerebral, criando novos e diferentes padrões de actividades dos neurónios no cérebro, aumentando a saúde dos mesmos durante o envelhecimento.
Apesar do inevitável envelhecimento os fundadores deste fitness neuronal revelam que o nosso cérebro possui uma grande capacidade de crescer e mudar o padrão das conexões.
Não é raro que uma pessoa se esqueça de uma data de aniversário, da hora de uma reunião, ou de ir buscar a roupa à lavandaria, entre muitas outras coisas que podem ser facilmente esquecidas, enquanto acontecimentos passados há muito tempo são mais fáceis de recordar.
Usando os seis sentidos - olfacto, audição, visão, tacto, paladar e emoção – de formas diferentes todos os dias irá estimular o seu desenvolvimento cerebral.
Repare então que para desenvolver os lobos frontais do cérebro – uma zona relacionada com a criatividade e o planeamento – basta fechar os olhos e imaginar-se noutro lugar. Quanto mais pormenorizadas forem as imagens criadas, mais terá exercitado as células nervosas envolvidas no processo.
Para desenvolver a sua memória faça uma reconstrução mental da sua história desde a infância, e lembre-se da maior quantidade de cheiros, pessoas, sabores, locais, formando a sua própria narrativa.
Se por outro lado pretender desenvolver a sua capacidade perceptiva, faça então o seguinte exercício, pegue em objectos que lhe sejam familiares, feche os olhos e visualize-os na sua mente utilizando apenas o tacto para detectar os ângulos, a forma, o peso, etc.
Consultando o blogue neurofitness.info, do Instituto da Inteligência, sediado no Porto, dá-lhe informações sobre esta ciência que promete revolucionar a forma como vemos e utilizamos o nosso cérebro.

Exercícios para o dia-a-dia:
Use o relógio de pulso no braço direito
Escove os dentes com a mão contrária à de costume
Ande pela casa de trás para a frente
Vista-se de olhos fechados
Estimule o paladar comendo coisas diferentes
Veja fotos de cabeça para baixo
Veja as horas num espelho
Faça um novo caminho para ir para o trabalho
Faça palavras-cruzadas
Decore uma palavra nova por dia, na sua língua ou de uma outra

Cerca de 80 % do nosso dia-a-dia é ocupado por rotinas que, apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso: limitam o cérebro.



1 comentário: